O que é um inversor solar? Quais são os tipos que existem?
Inversor solar é o equipamento responsável pela conversão da energia do Sol, que é gerada nos painéis solares, de corrente contínua para corrente alternada. É ele quem prepara a energia para ser utilizada pelos eletrodomésticos e também promove a correta destinação dela. Veja a seguir os tipos:
- Inversor solar “Grid-tie” ou “On-grid”:
“Grid-tie”, significa “conectado à rede”. Este equipamento é utilizado em sistemas sem baterias, ligados à rede de distribuição geral de energia. É ele quem faz a ligação do sistema fotovoltaico à rede elétrica da residência, enviando a energia até o quadro de distribuição, para posteriormente ser fornecida a todo o imóvel. Direciona a energia para suprir as demandas da casa, ou, se houver um excedente, transfere para a distribuidora, gerando créditos que podem ser utilizados mais tarde. Este é o inversor mais utilizado no mundo.
- Inversor híbrido:
Este modelo tem o funcionamento similar ao do inversor On-grid, porém, com a funcionalidade de programar o carregamento de baterias, ao invés de injetar a energia na rede da concessionária, permitindo utilizar a energia das baterias no período noturno. Mas qual é a vantagem de utilizar as baterias? Com o início da cobrança da Tarifação do Fio B, que incide sobre cada kW/h injetado na rede da concessionária, torna-se interessante armazenar a energia em baterias para utilizá-la posteriormente. Para a utilização deste modelo de inversor é necessário um estudo do perfil de consumo de cada unidade consumidora, de modo a dimensionar a quantidade de baterias.
- Microinversor solar:
É indicado para otimizar o desempenho de um conjunto de painéis solares em caso de incidência de sombra. Cada microinversor solar pode ser ligado a até 4 painéis solares, permitindo assim que a parte do conjunto de painéis que esteja recebendo luz solar gere energia e abasteça o sistema, enquanto a parte do conjunto que está na sombra não interfere na geração de energia. A utilização de microinversores deve ser considerada em casos específicos, pois, por serem vários inversores instalados em um sistema de geração de energia fotovoltaica, possuem um custo elevado de aquisição e instalação. Sua desvantagem está no fato de serem instalados junto aos painéis solares, fazendo com que fiquem expostos a altas temperaturas. Algumas marcas não adequaram seus equipamentos ao clima do Brasil, fazendo com que seus microinversores apresentem uma diminuição de sua vida útil devido à exposição às intempéries.
Inversor solar é o equipamento responsável pela conversão da energia do Sol, que é gerada nos painéis solares, de corrente contínua para corrente alternada.
- Inversor solar “Off-grid”:
“Off-grid”, traduzido para o português, significa “fora da rede”. Sua utilização é indicada no caso de atuação de forma independente da rede geral de distribuição elétrica, atendendo toda a propriedade através de um banco de baterias, onde acumula a energia gerada durante o período de sol para compensar os períodos nos quais não há produção de energia. O inversor vai interagir com os painéis solares e com o banco de baterias, promovendo o direcionamento e a adequação da quantidade de energia necessária para a alimentação das baterias. O dimensionamento deste sistema é complexo e se faz necessário o levantamento de todos os equipamentos elétricos do local e o tempo de uso de cada um deles. Este tipo de inversor é indicado para locais remotos, onde não é possível a conexão com a rede geral de distribuição elétrica. Seu custo é elevado e pouco flexível, exigindo disciplina na sua utilização.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre inversores solares, como funcionam e quais tipos existem, só falta chamar uma empresa especializada como a Solar Soluções e instalar o equipamento que melhor se encaixa nas suas necessidades.
Solicite um orçamento grátis!
A Solar Soluções, é empresa especializada em energia solar fotovoltaica , possui milhares de instaladores verificados em todo Brasil.
Solicite uma cotação.